sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROJETOS DESENVOLVIDOS PARA A FEIRA

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Professora Josiane de Oliveira Vitencourt

PROBLEMATIZAÇÃO: Falta de jogos e brincadeiras no recreio escolar

TEMA: Brinquedos e brincadeiras no recreio escolar.

OBJETIVO GERAL:  Fazer uso social da língua oral e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Confeccionar jogos e brinquedos;
  • Construir o manual dos jogos;
  • Explorar o imaginário;
  • Realizar leitura e interpretação;
  • Resolver situações problema;
  • Interagir em pequenos, grandes e diferentes grupos;
  • Incentivar a criança no exercício da oralidade, brincando com o corpo e a fala como forma de expressão;
  • Analisar as características presentes nas obras de artistas plásticos que retratem brincadeiras infantis de diferentes épocas;
  • Estimular a criança a produzir o seu brinquedo, reconhecendo sua capacidade de criação, utilizando materiais encontrados no seu ambiente de convivência, ressignificando esses objetos de forma imaginativa e criativa;
  • Perceber a importância das experiências e vivencias de outras pessoas;
  • Desenvolver o senso de partilha e cooperação entre eles;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de se recriar as regras de jogos valorizando o espaço e tempo disponíveis;
  • Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas;

DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA:

  • O projeto será desenvolvido com todos os alunos da turma do 1º ano da escola de educação básica Ferandino Dagnoni num período pré-estabelecido de 1 trimestre e terá parceria dos professores, será monitorado pela equipe gestora e funcionários da escola (serventes, merendeiras, bibliotecária, instrutor da fanfarra e professor de informática).
  • Entende-se que é de suma importância parada para estudo do projeto pré-elaborado, entre os professores e equipe gestora. Esta por sua vez favorecerá troca de experiências entre os professores na construção e confecção de brinquedos com sucata.
  • O projeto transcorrerá com alguns procedimentos  tais como:
  • Oficina, para os alunos, de construção e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
  • Momento para o fazer artístico, tendo como base a contextualização sobre o artista plástico Ivan Cruz e suas obras,
  • Expor a obra brincadeiras infantis- 1560, Piter Brugler, o Velho, estimulando as crianças à arte de observar e apreciar uma obra de arte;


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

  • Leitura e interpretação de jogos e obras de arte;
  • Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais;
  • Construção de uma casinha;
  • Pista de carrinho;
  • Quebra cabeça;
  • Desenhar;
  • Realização de desenho e escrita de listas de brinquedos e brincadeiras;
  • Entrvistas;
  • Pesquisas;
  • Conversas e debates;
  • Jogos da memória;
  • Confecção de diversos brinquedos como: pipa, biblioque, pé de lata, boliche, cavalinho de pau, dominó, peteca, jogo da velha, bolinha de gude;
  • Brincadeiras de roda.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

ROSA, Nereide Schilaro Santa. Brinquedos e Brincadeiras. São Paulo: Moderna, 2006.
FERREIRA, Moacyr Costa. O Brinquedo através da História. São Paulo: Edicon, 1990.





Nenhum comentário:

Postar um comentário