PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR
Professora Josiane de Oliveira Vitencourt
PROBLEMATIZAÇÃO: Falta de jogos e brincadeiras no recreio escolar
TEMA: Brinquedos e brincadeiras no recreio escolar.
OBJETIVO GERAL: Fazer uso social da língua oral e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Confeccionar jogos e brinquedos;
- Construir o manual dos jogos;
- Explorar o imaginário;
- Realizar leitura e interpretação;
- Resolver situações problema;
- Interagir em pequenos, grandes e diferentes grupos;
- Incentivar a criança no exercício da oralidade, brincando com o corpo e a fala como forma de expressão;
- Analisar as características presentes nas obras de artistas plásticos que retratem brincadeiras infantis de diferentes épocas;
- Estimular a criança a produzir o seu brinquedo, reconhecendo sua capacidade de criação, utilizando materiais encontrados no seu ambiente de convivência, ressignificando esses objetos de forma imaginativa e criativa;
- Perceber a importância das experiências e vivencias de outras pessoas;
- Desenvolver o senso de partilha e cooperação entre eles;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de se recriar as regras de jogos valorizando o espaço e tempo disponíveis;
- Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas;
DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA:
- O projeto será desenvolvido com todos os alunos da turma do 1º ano da escola de educação básica Ferandino Dagnoni num período pré-estabelecido de 1 trimestre e terá parceria dos professores, será monitorado pela equipe gestora e funcionários da escola (serventes, merendeiras, bibliotecária, instrutor da fanfarra e professor de informática).
- Entende-se que é de suma importância parada para estudo do projeto pré-elaborado, entre os professores e equipe gestora. Esta por sua vez favorecerá troca de experiências entre os professores na construção e confecção de brinquedos com sucata.
- O projeto transcorrerá com alguns procedimentos tais como:
- Oficina, para os alunos, de construção e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
- Momento para o fazer artístico, tendo como base a contextualização sobre o artista plástico Ivan Cruz e suas obras,
- Expor a obra brincadeiras infantis- 1560, Piter Brugler, o Velho, estimulando as crianças à arte de observar e apreciar uma obra de arte;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Leitura e interpretação de jogos e obras de arte;
- Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais;
- Construção de uma casinha;
- Pista de carrinho;
- Quebra cabeça;
- Desenhar;
- Realização de desenho e escrita de listas de brinquedos e brincadeiras;
- Entrvistas;
- Pesquisas;
- Conversas e debates;
- Jogos da memória;
- Confecção de diversos brinquedos como: pipa, biblioque, pé de lata, boliche, cavalinho de pau, dominó, peteca, jogo da velha, bolinha de gude;
- Brincadeiras de roda.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ROSA, Nereide Schilaro Santa. Brinquedos e Brincadeiras. São Paulo: Moderna, 2006.
FERREIRA, Moacyr Costa. O Brinquedo através da História. São Paulo: Edicon, 1990.
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